Câmara da Ribeira Grande promove testes de despiste à covid-19

A Câmara da Ribeira Grande, em articulação com a Autoridade de Saúde, desenvolveu mais uma bateria de testes de despiste à covid-19 aos funcionários das lojas que aderiram ao selo covid free e que se inscreveram voluntariamente para o efeito. A testagem abrangeu cerca de cem funcionários das empresas de diversos ramos de atividade, não tendo sido detetado qualquer caso positivo.

“A nossa intenção é testar o máximo de pessoas que, diariamente, no exercício das suas funções no comércio, contatam com dezenas de outras pessoas. É uma medida preventiva que minimiza o risco de propagação do vírus e reforça a segurança de quem trabalha nos estabelecimentos comerciais e de quem os frequenta”, explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande acompanhou o processo e sustentou que este é o caminho a seguir. “Ao alargarmos a realização de testes ao comércio que aderiu ao selo covid free estamos a dar um sinal claro do nosso empenho na salvaguarda da saúde de todos permitindo, em simultâneo, que as atividades comerciais desenvolvam a sua atividade com a normalidade possível de acordo com as recomendações de segurança.”

Alexandre Gaudêncio acrescentou que “no contexto epidemiológico atual consideramos ser da maior importância testar o máximo de pessoas que conseguirmos de modo a obtermos uma deteção rápida da doença e, consequentemente, implementarmos as medidas de isolamento que conduzam à contenção da transmissão do vírus.”

Ao abrigo do programa selo covid free já foram atribuídos cerca de 80 certificados que atestam que os estabelecimentos aderentes estão a cumprir com as regras sanitárias em vigor e já foram realizados cerca de 2000 testes que permitiram identificar oito casos de infeção que foram prontamente isolados e comunicados à Autoridade de Saúde.

AA/CMRG