Câmara de Ponta Delgada entrega 964 livros e 22 leitores de e-books a escolas do 1.º Ciclo do concelho

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a reforçar, no presente ano letivo, a Rede de Bibliotecas Escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico com a entrega de 964 obras literárias e 22 leitores de e-books, num investimento de 13 mil euros.

A Presidente da autarquia assinou o aditamento do protocolo de cooperação com a Escola Básica Integrada de Ginetes, representada neste ato pelo seu Presidente, Paulo Silva. O reforço vai permitir diversificar a oferta bibliográfica também nesta escola do concelho de Ponta Delgada, dando assim continuidade a uma das apostas do Executivo autárquico liderado por Maria José Lemos Duarte no âmbito da sua política cultural e de apoio socioeducativo.

O projeto “Rede de Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico”, iniciado em 2014, tem como objetivo apoiar as escolas na constituição de acervos bibliográficos vocacionados para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da compreensão da escrita para todas as crianças do Pré escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Desde a sua criação e até ao momento, a Câmara Municipal entregou às Escolas Básicas e Integradas de Arrifes, Canto da Maia, Capelas, Ginetes e Roberto Ivens um total de 12.264 obras e 44 leitores de e-books.

A entrega de tablets foi acrescentada a este projeto da Câmara Municipal de Ponta Delgada a partir do ano letivo 2019/2020, de forma a potencializar uma maior difusão do saber e possibilitar a acessibilidade ao conhecimento a um maior número de crianças, com recurso a uma ferramenta educativa que permite encontrar na web uma diversidade de obras disponíveis para consulta e/ou aquisição.

A par do investimento realizado no parque escolar e do apoio logístico, a autarquia tem desenvolvido vários projetos com as escolas do concelho, designadamente , além da Rede de Bibliotecas Escolares, o Ler no Dia, a Ciência Divertida e a atribuição de prémios de méritos e de bolsas de estudo.

AA/CMPD