Câmara do Nordeste apresenta projeto de reabilitação do centro urbano da freguesia de Santana

A Câmara Municipal do Nordeste apresentou dia 10 de fevereiro o projeto de reabilitação do centro urbano da freguesia de Santana, no âmbito da reabilitação de centros urbanos de algumas freguesias que a autarquia pretende levar a efeito.

A zona a intervir, de cerca de 980m2, localiza-se no centro da freguesia de Santana, englobando o largo já existente e a moradia confinante ao mesmo e que é propriedade do município.

A intervenção tem como objetivo albergar as novas instalações da Junta de Freguesia de Santana e melhorar a zona envolvente. O projeto opta por manter os edifícios existentes, conservando-os e recuperando-os, ligando o edifício (moradia) ao largo através da demolição do muro divisório, tornando-os num espaço único. Esta opção permitirá a criação de uma praça central que funcionará como um novo espaço de receção e de vivência da população da freguesia.

O rés-do-chão do edifício principal (piso -1) será constituído por zona de arrumos e de arquivo, enquanto que o primeiro piso será composto por salas de reunião, zona de receção, área de exposição, escritórios, copa e instalações sanitárias.

O anexo existente da moradia será recuperado e transformado em edifício de apoio. Será um espaço de socialização, ponto de encontro da população, palco de acontecimentos e de apoio a eventos culturais da freguesia. Na continuidade do edifício de apoio serão construídas as casas de banho públicas, com acabamento exterior em pedra de forma a garantir o enquadramento existente.

A praça é o elemento de ligação de todo o conjunto edificado e surge da necessidade de promover não só um espaço coletivo mas também a economia local e um património cultural de valor.

AA/CMN