Câmara do Nordeste celebra acordo com o Estado para 75 habitações no concelho

A Câmara Municipal do Nordeste assinou um acordo de colaboração com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para a solução de 75 situações de carência habitacional no concelho.

O acordo celebrado, destinado a pessoas que vivem em condições habitacionais não dignas, contempla várias soluções, designadamente, arrendamento de habitações para subarrendamento; reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação.

O acordo estabelecido com o IHRU terá a duração de seis anos a contar da data da sua celebração e vai abranger na totalidade 240 pessoas distribuídas pelos 75 agregados.

António Miguel Soares referiu-se à satisfação que é para a Câmara Municipal do Nordeste o protocolo celebrado por vir responder a uma das necessidades importantes do concelho e que passa pela disponibilização de habitação condigna para várias famílias, algumas delas com caráter de urgência.

O plano das necessidades existentes no concelho foi elaborado pelo município (em dezembro de 2019) com o objetivo de o candidatar ao programa do IHRU, facto que foi sublinhado pela secretária de estado da Habitação como sendo revelador das prioridades que o executivo municipal tem para o seu concelho, entre estas, a disponibilização de habitação condigna como fator de melhoramento da situação social das famílias.

Ao abrigo do acordo de colaboração celebrado, a Câmara do Nordeste tem a intenção de avançar já no corrente ano com a construção de três habitações.

AA/CMN