Câmara Municipal apresentará Projeto de Valorização da Zona Balnear da Calheta dos Lagadores e Baía das Pombas

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentará, na próxima segunda-feira, dia 1 de março, o Projeto de Valorização da Zona Balnear da Calheta dos Lagadores e Baía das Pombas, na Freguesia dos Biscoitos, no âmbito da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho”.

Esta apresentação decorrerá em sessão pública (considerando que o Concelho está declarado pelas autoridades de saúde como de muito baixo risco, podendo, no entanto, ser alterada caso a atual situação epidemiológica venha a piorar), pelas 18h00, na Sociedade Progresso Biscoitense. Na sessão serão cumpridas todas as normas de proteção e salvaguarda da saúde pública, tais como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.

A zona balnear da Calheta dos Lagadores e da Baía das Pombas situa-se no final da Avenida Marginal dos Biscoitos e será uma nova zona balnear a criar no Concelho, no âmbito do trabalho de monitorização da qualidade das águas balneares que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, nos últimos anos, junto das autoridades competentes.

Para além da apresentação deste novo projeto de valorização de uma zona já utilizada por banhistas na época de verão e que ganhará melhores condições de segurança e qualidade, a “Presidência Aberta” contará ainda com outras visitas e reuniões, com as coletividades e instituições da Freguesia, bem como audiências com os munícipes – devendo estas ser agendadas previamente, através de contacto para o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, até ao próximo dia 26 de fevereiro, pelos contactos 295 540 200/211 ou para o endereço de correio eletrónico gabinete.presidencia@cmpv.pt, indicando-se o nome, contacto e assunto a tratar, sendo que as mesmas decorrerão na Sociedade Progresso Biscoitense, nas horas marcadas.

A “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho” é um exercício de política de proximidade aos cidadãos e às instituições de todas as localidades da Praia da Vitória, implementado pelo executivo liderado por Tibério Dinis, percorrendo todas as dez Freguesias e a Vila do Concelho.

 A Freguesia

A Freguesia dos Biscoitos nasceu em 1556, possui duas igrejas e várias ermidas, sendo a sua toponímia originária do basalto preto que ali se formou devidos às escoadas lávicas resultantes de erupções vulcânicas. Com forte tradição vinícola, os Biscoitos são conhecidos, entre outros, pela sua produção de Vinho Verdelho (que, segundo reza a história, já era consumido nas naus, no tempo dos Descobrimentos portugueses, pois era carregado sempre que elas aportavam à ilha). Aliás, a Freguesia destaca-se ainda hoje pela sua paisagem composta por curraletas de vinha, sendo um dos principais pontos de atração turística o Museu do Vinho, fundado em 1990, pela Casa Agrícola Brum. Na Freguesia nasceu também, em 1993, a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos. O seu microclima, associado ao terreno basáltico e a sua proximidade ao mar, faz desta uma das mais importantes freguesias rurais da ilha Terceira e um aprazível local de veraneio.

AA/CMPV