Câmara Municipal sensibiliza jovens do Concelho para a conservação da natureza

O Paul da Praia da Vitória recebeu a visita do Grupo de Ambiente da Escola Básica e Integrada dos Biscoitos, na passada terça-feira, 27, com o objetivo de sensibilizar os alunos desta Eco-Escola para a conservação do ambiente.

Constituída por três momentos, esta ação de sensibilização envolveu uma breve explicação do funcionamento deste ecossistema muito particular, seguindo-se uma sessão guiada de observação de aves migratórias nidificantes presentes neste local. 

A iniciativa culminou com uma viagem pelo “Jardim dos Aromas”, situado junto do Paul da Praia da Vitória, onde se deu a conhecer diferentes espécies de plantas aromáticas, salientando as suas propriedades medicinais. Após a mesma, foram degustados pelos jovens chás aromáticos. 

Raquel Borges, vereadora com o pelouro de ambiente, acredita “na importância de envolver os jovens em ações que permitam conhecer e vivenciar a natureza, até porque não existe outra forma de sentir o que é verdadeiramente nosso. O privilégio que é podermos, enquanto munícipes, contemplar este habitat particular e único que se encontra no centro da Cidade”. 

“Alertar para as consequências negativas da ação do homem na destruição da natureza é o objetivo central desta ação, sensibilizando as novas gerações precisamente para a importância de mantermos as boas práticas ambientais em prol das espécies que escolheram o Paul da Praia da Vitória como o seu habitat”, refere a edil praiense.

“Naturalmente, esta partilha de conhecimentos não seria possível sem o interesse dos nossos jovens. São eles a garantia de um futuro mais coeso, que prime pela diferença no respeito por todos os seres vivos. Neste sentido, o meu agradecimento a estes jovens e a esta Eco-Escola pela sua presença”, afirma a responsável municipal.

“A Câmara Municipal, através do Setor de Ambiente e Zonas Húmidas, acompanha sempre que necessário estas visitas aos pauis do Concelho, nomeadamente o Paul da Pedreira do Cabo da Praia, o Paul do Belo Jardim e o Paul da Praia da Vitória junto da comunidade, no sentido de valorizar as potencialidades destes ecossistemas”, salienta.

Os jovens puderam observar diversas aves, tais como a Galinha-d-água, o Galeirão e o Pato-doméstico. 

Em complementaridade, e no âmbito da visita ao “Jardim do Aromas”, a autarca destaca a beleza inerente à produção de ervas aromáticas, assim como a sua relevância no reforço da qualidade de vida da comunidade, despertando as futuras gerações para toda uma envolvência relacionada com a natureza.

AA/CMPV