Campeonato nacional de veteranos de Xadrez

Decorreu entre os dias 10 e 13 de junho de 2021 em Fátima o Campeonato Nacional de Veteranos nos escalões +50 e +65, foram 3 dias intensos de grandes jogos neste regresso do Xadrez sénior aos tabuleiros.

A Associação Xadrez da Região Autónoma dos Açores (AXRAA) esteve representada no escalão +50 por um atleta, o jogador António Tavares, do Clube Operário Desportivo, que se classificou em 6º lugar com 3,5 pontos em 5 possíveis, ganhando 3 jogos, empatando 1 jogo e perdendo um jogo de um total de 29 jogadores.

Assim, no escalão +50 António Fernandes (Filiado Individual) vence a competição com 4,5 pontos em 5 possíveis beneficiando de melhor critério de desempate sobre Manuel Almeida do Clube EDP – Lisboa que viria a terminar a prova no 2º lugar com a mesma igualdade pontual que Fernandes, no terceiro posto ficou Alberto Fernandes do Estrelas São João de Brito com 4,0 pontos.

No escalão feminino Jussara Chaves (AXOCP – Editora Solis) vence com 3,0 pontos seguida por Susana Maissa Clube EDP – Lisboa com 1,5 pontos.

No escalão +65 Andrea Gori (CP Mangualde) venceu a competição com 4,5 pontos mas por não possuir nacionalidade portuguesa, o título de Campeão Nacional foi atribuído ao segundo classificado Mário Morais (AA Coimbra) que termina a competição com 4,0 pontos, a fechar o pódio ficou Alberto Mendes do Ginásio Clube Odivelas também com 4,0 pontos.

Veja aqui a classificação.

AA/AXRAA