Casa do Povo da Ribeira Grande promove formação em suporte básico de vida

A Casa do Povo da Ribeira Grande, em São Miguel, promoveu uma formação em suporte básico de vida que contou com a presença de quinze pessoas. A formação teve lugar nas instalações daquela instituição e contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.

A iniciativa permitiu “dotar ou reforçar os formandos de competências e procedimentos fundamentais que devem ser tidos em consideração em causa de paragem cardiorrespiratória de algum indivíduo”, realçou Albano Melo Garcia.

O presidente da Casa do Povo da Ribeira Grande mostrou-se “muito satisfeito” pela adesão que a formação teve mas, também, pela “constante procura de conhecimentos e esclarecimentos de dúvidas evidenciados pelos formandos, o que indicia uma real preocupação por parte das pessoas em poderem ajudar quando confrontadas com situações reais de paragem cardiorrespiratória.”

Os formandos agora certificados passam a saber identificar uma vítima em paragem cardiorrespiratória e como proceder perante a situação, nomeadamente avaliar o estado de consciência da vítima, ligar para o 112 e iniciar as manobras de suporte básico de vida até chegar a ajuda especializada.

“Estas formações são de extrema importância uma vez que uma paragem cardiorrespiratória é um acontecimento súbito e, sendo uma das principais causas de morte, toda a ajuda que possa ser prestada nos primeiros momentos pode fazer a diferença para salvar uma vida”, acrescentou Albano Melo Garcia.

Saliente-se que o suporte básico de vida aumenta de forma substancial a probabilidade de sobrevivência e recuperação de uma vítima, pelo que é cada vez mais importante que quem assista a um episódio saiba como ajudar no momento e pedir ajuda.

AA/CPRG