CDS-PP Açores propõe medidas de apoio aos estudantes deslocados

O Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores apresentou uma iniciativa a pensar nas necessidades dos estudantes açorianos deslocados.

De acordo com a deputada Catarina Cabeceiras, “esta iniciativa do CDS-PP de apoio aos estudantes deslocados comporta dois pontos resolutivos. Por um lado, a iniciativa prevê a criação de um gabinete de apoio a estes estudantes, porque sabemos que os estudantes Açorianos a frequentar o Ensino Superior dentro e fora da Região constituem uma comunidade de dimensão considerável e com necessidades específicas, que justifica a criação de uma resposta pública especialmente dedicada ao seu acompanhamento antes, durante e após o seu percurso formativo. Esta resposta deverá ser concertada entre diversas entidades públicas afetas às áreas da educação, juventude e solidariedade social”.

“Por outro lado,” acrescentou a deputada, “o CDS-PP também recomenda ao Governo Regional dos Açores a criação de um mecanismo de apoio ao pagamento das rendas de habitação aos estudantes deslocados, pois trata-se de um elevado encargo financeiro, com peso significativo no orçamento das famílias”.

Catarina Cabeceiras esclareceu que “esta iniciativa vem no seguimento do compromisso, firmado publicamente pelo CDS-PP Açores em outubro de 2020, de se bater pela criação de um gabinete de apoio ao estudante deslocado, bem como pela criação de uma bolsa para ajuda aos pagamentos à habitação dos estudantes deslocados”.

AA/CDS-PP