CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores

Os deputados do CDS-PP Açores, reunidos em Jornadas Parlamentares na ilha Terceira, visitaram o Radar Meteorológico da Serra de Santa Bárbara.

O deputado Pedro Pinto considera este radar “uma importante infraestrutura para a previsão dos fenómenos meteorológicos adversos, que dá aos serviços de proteção civil a possibilidade de se anteciparem em relação a esses mesmos fenómenos e atuar preventivamente na salvaguarda de pessoas e bens”.

Recordando que já desde o ano de 2010 o CDS-PP tem vindo a apresentar propostas no sentido de instalar radares meteorológicos no arquipélago, Pedro Pinto argumentou que “o Radar de Santa Bárbara não é suficiente para cobrir integralmente a Região Autónoma dos Açores, pelo que continuamos a reclamar também a instalação de um radar na ilha das Flores e de outro na ilha de São Miguel, constituindo assim uma verdadeira Rede de Radares Meteorológicos, como o CDS-PP já no passado defendeu”.

O deputado acrescentou que “além de melhorar a capacidade de atuar preventivamente na salvaguarda das pessoas e bens, a instalação de radares permite a recolha de informação meteorológica útil para os sectores da aeronáutica e navegação marítima”.

AA/CDS-PP