Chuva forte em sete ilhas dos Açores

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), uma superfície frontal fria irá provocar um agravamento do estado do tempo, especialmente nas ilhas dos grupo Ocidental e Central, onde poderá ocorrer precipitação por vezes forte.

Assim, para as ilhas do Grupo Ocidental o IPMA emitiu aviso amarelo referente a precipitação, até às 18h00 desta quinta-feira, dia 29 de outubro, com registo de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Para as ilhas do Grupo Central foi emitido aviso amarelo, referente a precipitação, no período entre as 18H00 de hoje e as 07H00 de sexta-feira, 30 de outubro, com precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas, entre outras, as devidas medidas de autoproteção, nomeadamente manter limpos os seus sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência, alerte as autoridades competentes; Não circular sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água; Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros.

AA/gacs