Comemorações do Dia Mundial da Criança na Praia da Vitória

A Câmara Municipal da Praia da Vitória prepara-se para comemorar o Dia Mundial da Criança na próxima terça-feira, dia 01 de junho, com a inauguração da exposição de azulejos pintados pelas crianças do concelho da Praia da Vitória e da exposição alusiva ao Dia dos Irmãos e ao Dia do Brincar, contando ainda com um espetáculo do “Quarteto Fantástico”, e com a disponibilização de insufláveis nos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL).

A exposição dos azulejos, que surge de uma parceria com as crianças dos CATL’s da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, consiste em levar a poesia até às crianças, e onde também se desenvolvem outras atividades educativas. Esta iniciativa procura também assinalar o Dia Mundial da Poesia (celebrado a 04 de junho), atendendo sempre ao tema: “Açores e Astúrias, um mar de poesia”. Todas as atividades serão partilhadas nas redes sociais das “Astúrias, Capital Mundial de la poesia”, da Biblioteca Pública Municipal “Antón de la Brana” de Pravia e dos “Marinheiros da Esperança”.

Para tal, foi proposto às crianças de cada CATL da Praia da Vitória que decorassem um azulejo com poemas ou excertos de poetas açorianos, onde a partir do dia 01 de junho este azulejo será colocado no mural existente no acesso pedonal entre a Rua de Jesus e o Parque de Estacionamento Urbano. Em simultâneo, será realizada uma exposição na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira com réplicas destes mesmos azulejos, estando patente entre 25 de maio e 09 de junho.

Em paralelo, no decorrer do mês de maio, a Cooperativa Praia Cultural, em parceria com a CIT – Clínica de Intervenção Médico-Terapêutica, desenvolveu várias atividades no âmbito das comemorações do Dia do Brincar (28 de maio) e do Dia dos Irmãos (31 de maio) envolvendo as escolas, rede de creches e instituições do Município da Praia da Vitória. Estas atividades tiveram como objetivo a elaboração de brinquedos em família ou em contexto escolar que promovessem a interação com os seus familiares ou amigos, culminado numa exposição a 31 de maio nas escolas. De 1 a 14 de junho esta exposição estará patente no foyer do Auditório do Ramo Grande.

Será também lançado nas redes sociais um incentivo ao movimento: #antesedepois, onde é pedido que se publique a réplica de uma foto antiga com irmãos, primos, ou avós, mas na atualidade, a decorrer de 31 de maio a 04 de junho.

Neste dia 01 de junho, estarão também disponíveis insufláveis nos CATL’s do Cabo da Praia, da Casa do Farol na Serra de Santiago e em conjunto para as crianças de São Brás e Agualva, sendo esta diversão destinada somente às crianças que frequentem estes serviços.

Também associada a esta data, a exposição do estendal de t-shirts, inaugurada a 30 de abril, alusiva ao mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, celebrado em abril, e que esteve montada na Praça Francisco Ornelas da Câmara, passa a estar então instalada na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira até ao dia 09 de junho. Esta mostra trata-se de uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória, em articulação com a Autarquia praiense.

Já a 06 de junho, pelas 15h00, o Auditório do Ramo Grande acolhe o espetáculo musical e literário, do “Quarteto Fantástico”, formado pelos artistas João da Ilha, João Félix, Henrique Bulcão e Ricardo Ávila. A entrada para o espetáculo é gratuita.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, afirma que esta data, “tem uma importância muito especial para as nossas crianças, e deve ser sempre lembrada e celebrada”, referindo ainda que “diferente de anos anteriores, em que eram organizadas várias atividades de caráter lúdico e educativo no centro da cidade, optamos por promover outro tipo de atividades que permitam celebrar esta efeméride em segurança”.

AA/CMPV