Conselheiros da Diáspora Açoriana dão-se a conhecer pela Internet

A iniciativa Conversas da Diáspora, promovida pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, está a dar a conhecer cada um dos 19 Conselheiros da Diáspora Açoriana que foram eleitos a 24 de maio.

Depois de uma primeira fase em que destacou as 16 Casas dos Açores existentes em Portugal, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Uruguai e Bermuda, as Conversas da Diáspora vão agora ao encontro dos conselheiros eleitos pelos Açorianos no mundo que integram o Conselho da Diáspora Açoriana.

A primeira sessão desta segunda fase, a 21 de junho, reuniu os conselheiros representativos das áreas geográficas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no Brasil, e do Uruguai, respetivamente, William Agostinho Marques, Régis Marques Gomes e Alicia Quintana Diaz.

Os restantes conselheiros participarão nas próximas sessões, agendadas semanalmente para as segundas-feiras, às 18h30 dos Açores, através da página oficial de Facebook da Direção Regional das Comunidades.

No dia 28 de junho, José Jacob (São Paulo, Brasil), Daniel Gonçalves (Rio de Janeiro, Brasil) e Aristides Bittencourt (restantes Estados do Brasil) serão os conselheiros convidados.

Na semana seguinte, a 5 de julho, é a vez de Rui Batista (Massachusetts, EUA), Márcia Ponte (Rhode Island, EUA) e Zeto Carvalho (Califórnia, EUA) marcarem presença na iniciativa.

A 12 de julho, novo episódio com os dois conselheiros eleitos pelos restantes Estados dos EUA, Katherine Soares e David Rebelo, e o conselheiro representativo da Bermuda, Alexandre Moniz.

Matthew Correia (Ontário), Victor Faria (Quebeque), Paulo Cabral (Manitoba) e Eduardo Bettencourt Pinto (Columbia Britânica), eleitos pelos açorianos inscritos nestas quatro províncias do Canadá, são os convidados do dia 19 de julho.

Finalmente, Carlos Eduardo de Almeida (Restantes Províncias do Canadá), Manuela Meneses (Continente português e Madeira) e Eduardo Borba da Silva (Resto do Mundo) encerram este segundo ciclo das Conversas da Diáspora no dia 26 de julho.

O Conselho da Diáspora Açoriana é um órgão consultivo do Governo Regional, criado em 2019, que visa assegurar a participação, a colaboração e a auscultação das diferentes comunidades no processo de desenvolvimento dos Açores.

AA/GRA