Conselho Económico e Social é parceiro no desenvolvimento dos Açores

O Presidente do Governo Regional dos Açores recebeu o Presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, e definiu o órgão a que este preside como “parceiro” no “desenvolvimento” dos Açores.

“A integralidade do território e do desenvolvimento de Portugal não pode nem deve excluir obviamente as suas regiões autónomas, em particular os Açores”, sinalizou José Manuel Bolieiro, falando depois do encontro tido com Francisco Assis.

Na reunião esteve também presente o Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, Gualter Furtado.

Para o Presidente do Governo, há “oportunidades estratégicas” nos Açores que os fundos comunitários que se avizinham, seja pelo quadro de apoio ou pelo Plano de Recuperação e Resiliência, deverão potenciar, matéria que foi abordada com o Presidente do Conselho Económico e Social.

A área do Mar ou matérias ligadas ao Espaço foram dois dos temas referidos por José Manuel Bolieiro que merecem atenção e nas quais os Açores são “centralidade” no próprio seio da União Europeia.

O combate aos “sobrecustos” da insularidade, em matérias como os transportes marítimos e aéreos, seja de passageiros ou carga, foi também um dos temas em discussão entre José Manuel Bolieiro e Francisco Assis.

AA/GRA