Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável reuniu-se em Ponta Delgada

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas reuniu o Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Para Alonso Miguel, “este é um órgão consultivo que é muito relevante para a ação governativa no domínio do ambiente de Desenvolvimento Sustentável”.

“É um órgão aberto à sociedade, que garante o direito de participação pública, assegurando o diálogo estreito entre o Governo Regional e as entidades com atividade ou interesse nas questões ligadas ao ambiente e à sustentabilidade”, sublinha o governante.

Na agenda da reunião destaca-se a proposta do Programa Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores – PEPGRA 20+ que, de acordo com o governante, “estabelece a visão, os objetivos, as áreas estratégicas, as metas a atingir, alinhadas com aquelas que foram definidas pela União Europeias, bem como as medidas a implementar no quadro de resíduos urbanos e não urbanos para a Região Autónoma dos Açores”.

A agenda desta reunião ordinária do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pronunciou-se ainda sobre a execução dos 5 projetos LIFE em curso na Região e na apresentação de documentação sobre a lista das águas balneares costeiras para o ano de 2022.

A proposta do PEPGRA 20+ entra em consulta publica já no próximo dia 8 do presente mês e tem, como objetivos estratégicos, a prevenção no âmbito da produção de resíduos e os seus impactes no ambiente, a promoção de uma gestão integrada e sustentável dos resíduos e a eficiência na utilização de recursos, constituindo um pilar fundamental na transição para uma economia circular.

AA/GRA