Convento de Santo António recebe momento musical “Vira, Mozart!”

No próximo dia 5 de outubro, às 17h00, o convento de Santo António, na cidade de lagoa, ilha de São Miguel, irá acolher o momento musical “Vira, Mozart”, num evento em que a música tradicional açoriana entrará em simbiose com a música clássica.

Nesse âmbito, o quarteto promotor do evento, o Mankes Piano Quartet convidou o grupo musical lagoense Grujola, para a realização deste projeto, que consiste numa junção surpreendente, em articulação entre dois estilos musicais, mais precisamente entre a música tradicional com os seus arranjos folclóricos e a clássica do compositor Mozart.

Assim, os dois grupos irão, num workshop que irá decorrer ao longo do dia 5 de outubro, trabalhar em conjunto, numa troca de sonoridades musicais, procurando obter uma articulação de várias musicalidades que serão, posteriormente apresentadas ao público a partir das 17h00.

Nesse evento, para além do quarteto, irão participar cerca de 25 elementos do grupo Grujola, que culminará num momento musical dedicado a Mozart, numa comum junção de duas realidades musicais que à partida não têm muito em comum, pese embora que a música juntou.

De referir que, Mankes Piano Quartet é um quarteto internacional formado em Amsterdão, em 2019, composto por quatro músicos oriundos dos Estados-Unidos da América, Finlândia e Portugal, que tocam piano, violino, viola e violoncelo. Por seu turno, o Grupo de Jovens de Lagoa, Grujola, foi fundado em 1978, no concelho de Lagoa, por lagoenses que se têm dedicado ao folclore na Lagoa, sendo que, atualmente, fazem parte deste grupo cerca de 35 elementos.

Face à situação pandémica, os lugares serão limitados, sendo que todos os interessados deverão contactar o 296 912 510, ou via email para: museu@lagoa-acores.pt

AA/CML