Cooperação entre Portugal e Noruega na promoção da ciência de literacia do oceano

A Cidade da Horta recebeu a 24 de janeiro, a conferência denominada “A Importância da Cooperação entre Portugal e Noruega na promoção da Ciência e Literacia do Oceano em Portugal”.

Um evento subordinado à temática do Mar, coorganizado pela Embaixada da Noruega em Lisboa e a Direção-Geral de Política do Mar, no âmbito da cooperação entre os governos de Portugal e da Noruega.

Intervindo na sessão de encerramento, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Morais, recordou o programa Escola Azul, ao qual o Município se tem associado através da divulgação dessa iniciativa junto das escolas, fomentando a Literacia do Oceano.

“Através de uma aprendizagem transversal, inovadora e criativa, o Município da Horta é parceiro do programa Escola Azul na promoção do desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos das escolas da ilha do Faial”, frisou Carlos Morais.

Para o Vice-Presidente do Município “mais do que sensibilizar é importante incentivar os mais novos a traduzirem os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas, criando gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano”.

No entanto, considerou Carlos Morais, que, “para além do apoio na participação de embaixadores/as nas Jornadas Nacionais Escola Azul”, o Município da Horta pretende “cooperar e colaborar nas potencialidades das novas economias, como a economia azul e as imensas potencialidades do mar açoriano, fundamentais para o futuro da ilha do Faial, da Região e do País”.

A sessão contou com a participação da embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Westberg, do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e ainda com palestrantes de várias instituições, entre elas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Universidade dos Açores.

AA/CMH