“CORDAS DO MUNDO” é o novo álbum de Rafael Carvalho

O músico Açoriano Rafael Carvalho tem um novo álbum de música instrumental com Viola da Terra.

“Cordas do Mundo” leva-nos numa viagem por várias sonoridades e estilos musicais: dos sons Açorianos da Tirana, a incursões pelo repertório da Guitarra Portuguesa, Guitarra Clássica e Alaúde, passando ainda pela música Irlandesa ou do tradicional Bandolim Italiano, o álbum finaliza com mais três originais de Rafael Carvalho.

Este é um trabalho que o músico já desejava gravar há muitos anos, e resulta, principalmente, da constante pesquisa e transcrição de peças que Rafael Carvalho tem concretizado para o enriquecimento do repertório instrumental que é lecionado e tocado com a Viola da Terra.

“Cordas do Mundo” é o seu 6.º álbum a solo e conta com 14 faixas instrumentais, com o principal objetivo de dar continuidade ao seu trabalho de divulgação das enormes potencialidades melódicas e harmónicas da Viola da Terra.

O álbum terá uma primeira apresentação, em formato online, a 14 de setembro, no CORDAS World Music Festival, onde será feita uma breve descrição do álbum e será apresentado um dos temas originais de Rafael Carvalho que integram o trabalho.

A 22 de setembro será então a apresentação pública e que decorrerá no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, contando com a participação especial da tocadora Sofia Vidal.

Rafael Carvalho tem editado, regularmente, trabalhos musicais com a nossa Viola da Terra, como “Origens” em 2012, “Paralelo 38” em 2014, “Relheiras” em 2017, “9 Ilhas, 2 Corações” em 2018 e “Um Natal à Viola” em 2019. Para além do registo de arranjos seus das músicas do repertório tradicional da Viola da Terra, o músico tem já 20 originais para Viola da Terra editados.

“Cordas do Mundo” poderá ser adquirido ao longo do CORDAS World Music Festival, que decorrerá de 14 a 19 de setembro na Ilha do Pico, bem como na apresentação de 22 de setembro na BPARPD. No entanto, todos os que não possam estar nestes eventos podem já encomendar seu exemplar para rcarvalhoazores@gmail.com.

O álbum também estará disponível, brevemente, nas plataformas digitais.

AA/AJVT