Corveta António Enes concluí mais uma missão na ZMA

O NRP António Enes terminou mais uma missão na Região Autónoma dos Açores (RAA), com duração de cerca de quatro meses. A corveta António Enes realizou nesta missão 590 horas de ação de fiscalização marítima, tendo efetuado nove ações de vistoria a embarcações e artes de pesca nacionais, das quais sete foram consideradas como presumíveis infratoras. As ações de vistoria foram concentradas nas áreas de reserva do Grupo Oriental e Grupo Central do Arquipélago dos Açores.

​Integrado no dispositivo de busca e salvamento marítimo, o navio teve como missão contribuir para o incremento da segurança de todos aqueles que praticam o mar dos Açores, seja por motivos profissionais ou de lazer. Paralelamente, teve um importante papel no exercício da soberania e jurisdição do Estado do mar.

Enquadrado no conceito de presença naval junto das diversas comunidades das ilhas que constituem o arquipélago, o Comandante do NRP António Enes prestou cumprimentos protocolares a diversas entidades das ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Graciosa.

O navio garantiu a presença da Marinha junto das diversas comunidades das ilhas açorianas, participando nas atividades do Dia da Defesa Nacional de 2021, bem como, numa demonstração de capacidades no âmbito do VIP DAY do 1º Curso de Segurança Marítima do Atlantic Center.   

Em colaboração com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lages (RCC Lages), a corveta António Enes realizou diversos exercícios de busca e salvamento marítimo – SAREX (Search and Rescue Exercises) – diurnos e noturnos, em conjunto com o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP).

No âmbito da interoperabilidade inter-ramos na RAA, a corveta António Enes teve a oportunidade de participar no Exercício Foca 21.2, contribuindo assim para a otimização do processo de projeção de força e consequente incremento na prontidão de resposta das Forças Armadas.     

De realçar também, o empenhamento do navio em três resgates médicos, nomeadamente no resgate de um tripulante do navio de pesca “Águas Santas”, no apoio ao resgate de um tripulante no navio de pesca “Santo Onofre” a sul da ilha de Santa Maria e no apoio ao resgate de um tripulante do navio de pesca “Cabo do Mar” a sudeste da ilha de Santa Maria.

O navio teve também um importante papel numa ação coordenada de busca e salvamento, para efeitos de localização de duas mulheres junto à foz de uma ribeira na zona da Povoação, ilha de São Miguel.

No âmbito do protocolo e cerimonial marítimo, decorreu no período de 13 e 18 de junho de 2021, as comemorações dos 50 anos do NRP António Enes, nas ilhas do Faial e de São Miguel. As celebrações iniciaram no dia 13 de junho com a celebração de uma missa na Igreja Matriz da Horta, ilha do Faial, em homenagem aos 50 anos do navio ao serviço de Portugal e aos quatro falecidos e dois desaparecidos na explosão ocorrida em 10 de março de 1987, à entrada do porto da Horta. Na parte da tarde do dia 13 de junho, foi depositada no mar uma coroa de flores em homenagem aos falecidos em serviço do NRP António Enes. Na semana de 14 a 18 de junho e na ilha de São Miguel, decorreu a exibição de uma exposição fotográfica alusiva à história do navio, no SolMar Avenida Center de Ponta Delgada. O evento finalizou com a celebração do quinquagésimo aniversário do navio, no Cais Portas do Mar de Ponta Delgada, no dia 18 de junho de 2021. A cerimónia foi presidida pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores, comodoro Machado da Silva, tendo sido imposta ao navio a medalha militar de serviços distintos, grau ouro.

​No dia 26 de julho de 2021, realizou-se a cerimónia de entrega de comando do NRP António Enes, no Cais Portas do Mar de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tendo sido presidida pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores e assumindo o comando, o capitão-de-fragata Madeira Gonçalves.    

​O NRP António Enes com uma guarnição de 74 militares, cumpriu com 2689 horas de missão, percorrendo 8472 milhas náuticas (cerca de 15.690 kms) em 762 horas de navegação no mar dos Açores.​

AA/CZMA