Covid-19: Açores com apenas uma pessoa internada

Nas últimas 24 horas, oito doentes recuperaram da Covid-19, desceu para apenas um, o número de internados, Santa Maria ficou sem casos ativos, dado que o caso diagnosticado como positivo em Vila do Porto no passado dia 18 se revelou agora falso positivo, e foram diagnosticados apenas dois novos casos positivos.

 

A atualização das recuperações revela sete recuperados em São Miguel (dois no concelho de Ponta Delgada – um em S. José e outro na Fajã de Cima, e cinco no concelho da Ribeira Grande, todos na Vila de Rabo de Peixe). Em Angra do Heroísmo, assinala-se uma recuperação na freguesia de S. Mateus.

Residual é agora o número de internados, com apenas um doente nessa situação, no Hospital do Divino Espírito Santo.

Foram realizadas 1.508 análises nas últimas 24 horas, apurando-se dois positivos em S. Miguel, um na Ribeira Grande, em Rabo de Peixe e um em Ponta Delgada no Livramento. Ambos os casos em contexto de transmissão comunitária. Há 903 pessoas em vigilância ativa e a única cadeia de transmissão identificada persiste na ilha do Pico.

A Região tem nesta altura 56 casos positivos ativos, sendo 46 em São Miguel, sete no Pico, dois na Terceira e um no Faial.

 

Desde o início da pandemia foram registados 3.835 casos positivos, recuperaram 3.645 doentes e 29 faleceram.

Testagem as alunos de Rabo de Peixe

Entretanto o Governo anunciou que os alunos residentes em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, vão efetuar teste de despiste à Covid-19, de 25 a 27 de fevereiro.

A operação de testagem decorrerá na EBI Rui Galvão de Carvalho e abrange todos os alunos a partir do pré-escola. Os alunos que vivem no interior do espaço da atual cerca sanitária, só poderão frequentar o ensino presencial depois da realização do teste e obtenção de resultado negativo. Os que, entretanto, obtiveram resultado positivo há menos de 90 dias, não precisam de realizar teste. Os que se encontram em isolamento só devem ir ao rastreio se autorizados pelas equipas multidisciplinares de acompanhamento.

AA/DRS