Deputados do PS reúnem com Secretária no âmbito da definição da Estratégia Regional para a Educação

A vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS defendeu que uma Estratégia Regional para a Educação deve definir “objetivos claros, eixos, princípios e ações”, mas também “contemplar aferição dos resultados a todo o tempo”.

Andreia Cardoso falava em Angra do Heroísmo, após reunir com a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, no âmbito da definição de uma Estratégia da Educação para a Década.

Destacando a “importância de um diálogo democrático efetivo e consequente”, Andreia Cardoso e Rodolfo Franca, realçaram “os contributos que o PS poderá vir a apresentar na definição desta estratégia, alicerçados na experiência acumulada que o PS detém na gestão de políticas educativas nos últimos anos”.

“Iremos agora analisar com atenção a proposta do Governo que, logo à partida, inclui 3 dos eixos do PROSUCESSO, programa de promoção do sucesso educativo que começou a ser implementado nas escolas da Região no ano letivo 2015/2016. O que podemos garantir é que o PS assumirá um papel responsável e construtivo”, assegurou Andreia Cardoso.

Andreia Cardoso lembrou que “até o Tribunal de Contas destacou que o PROSUCESSO alcançou os seus objetivos cinco anos antes do previsto”, ou seja, “atingiu no ano letivo 2019/2020 quase todas as metas que estavam definidas para 2025/2026”.

“A percentagem de crianças a frequentar estabelecimentos do ensino pré-escolar superou as metas previstas, no 1.º ciclo alcançou-se uma taxa de transição de 97%, no 2.º ciclo atingiu-se os 98%, no 3.º ciclo essa taxa foi de 94% e a taxa de conclusão do ensino básico foi de 92%, acima dos 90% previstos”, frisou.

A deputada socialista salientou que a “Educação é, talvez, o melhor elevador social” e aquele setor que “a médio e longo prazo combaterá melhor as desigualdades sociais”.

Frisando que o sucesso educativo “trará benefícios às nossas crianças, para que possam assumir uma cidadania ativa, plenamente integrada”, Andreia Cardoso salientou que o “sucesso educativo não se constrói exclusivamente na Escola, vai além das paredes da escola, implica o envolvimento da Família e da comunidade, como um todo”.

A parlamentar socialista entende que a estratégia a definir “deve contar com três domínios estratégicos: Escola, Família e Comunidade”.

A deputada do PS salientou também os “bons resultados obtidos pelo PROSUCESSO no ensino secundário, onde as “taxas de transição e de conclusão apresentaram um crescimento e uma melhoria significativa, atingindo os objetivos estabelecidos para 2025/26, com uma taxa de transição de 91% e de conclusão na ordem dos 87%”.

“O centro de qualquer política educativa são os alunos e a escola deve ser inclusiva, geradora de oportunidades para todos. Por isso é muito importante que todos se envolvam e que contribuam para o sucesso escolar, continuado o trabalho que vinha sendo desenvolvido na Região há muitos anos”, finalizou a deputada do PS/Açores, Andreia Cardoso.

AA/GPPS