Dia Internacional da Cidade Educadora assinalado na Lagoa

No próximo dia 30 de novembro, assinala-se, mundialmente, o Dia Internacional da Cidade Educadora. A Lagoa irá celebrar esta efeméride com diversas atividades que irão decorrer no mês de novembro.

Este ano, assinalam-se os 30 anos da proclamação da Carta das Cidades Educadoras, e, neste sentido, o mote desta edição “30 anos transformando pessoas e cidades para um mundo melhor” é um convite, para que as cidades que fazem parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), mais de 500, partilhem e celebrem com todos os cidadãos as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos.

De salientar que, a Carta das Cidades Educadoras é o documento fundador do movimento das Cidades Educadoras, demonstrativo da educação como vetor de transformação social e melhoria de vida comunitária, convivência, prosperidade e coesão social, numa cidade.

Por forma a se manter válida e para fazer face às várias mudanças que atravessamos mundialmente, a carta foi, igualmente, atualizada.

Para assinalar esta iniciativa, será divulgado, no portal da Câmara Municipal de Lagoa, nas redes sociais oficiais e mupis do concelho, o programa e a informação alusiva a esta comemoração, nomeadamente com vídeos alusivos às 30 aprendizagens de uma Cidade Educadora. No decorrer do mês, várias são as atividades desenvolvidas pelo Município, nomeadamente a inclusão de um banner alusivo aos 30 anos da Associação Internacional das Cidades Educadoras na assinatura digital dos endereços eletrónicos dos colaboradores da edilidade das áreas de Educação e Cultura.

Serão, da mesma forma, distribuídos marcadores de livros com os princípios da Carta das Cidades Educadoras, através da “Biblioteca na Rua”.

Já na praça de Nossa Senhora do Rosário, de 23 a 30 de novembro, ficará patente um mural comunitário, intitulado “O que gostava de ter na sua Cidade?”, onde todos os munícipes poderão deixar o seu contributo, respondendo a esta questão, sendo que, serão, também convidadas a participar todas as escolas do concelho. Serão entregues, nesta mesma praça, flyers com as 30 aprendizagens de uma Cidade Educadora.

Nos Centros de Convívio de Idosos, irão decorrer várias sessões, sobre o mote “Record´arte”, com a participação do Role Model, Guilhermina Barbosa, em que os participantes irão recordar as suas memórias com o auxílio de uma fotografia sua.

Já no dia 30 de novembro, decorrerá uma visita com uma turma da escola D. Manuel Medeiros Guerreiro, à exposição fotográfica “Grafitti”, da autoria de Carlos de Medeiros, patente na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira.

Estão, igualmente, previstas visitas à exposição de arte, de longa duração, intitulada “Um Olhar Sobre a Coleção de Arte da Câmara Municipal de Lagoa”, presente na Casa da Cultura Carlos César, com algumas turmas do CATL “O Borbas”.

Por outro lado, irão decorrer as cerimónias de entrega de Prémios de Mérito aos melhores alunos da Escola Secundária de Lagoa; da Escola Básica e Integrada de Água de Pau e da Escola Profissional de Lagoa – INETESE.

A comemoração deste Dia Internacional culminará, no final deste mês, com o hastear da bandeira das Cidades Educadoras, no edifício dos Paços do Concelho, e a publicação, no portal e redes sociais oficiais da edilidade, de um vídeo com o Hino das Cidades Educadoras, interpretado pelo Clube de Música da Escola Básica e Integrada de Lagoa.

AA/CML