Direção Regional da Cultura organiza exposição de pintura “Apontamentos de Viagem” de Carlota Monjardino

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, recebe, a partir do dia 6 de fevereiro, a exposição “Apontamentos de Viagem” de Carlota Monjardino.

A mostra está patente até ao dia 30 de abril, sendo uma retrospetiva das viagens que a artista fez e onde registou no seu diário gráfico os locais por onde foi passando.

Carlota Monjardino, natural de Angra do Heroísmo, reconhece que o desenho, por fazê-la investir tempo no local e na ação da captura, permite-lhe levar para casa uma parte da essência do sítio que visitou. Por esse motivo, e apesar da existência de meios tecnológicos que permitem a captação e salvaguarda de imagens, acredita que nada substitui o desenho.

A artista licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 1995, e frequentou a Facultad de Bellas Artes de la Universidad Politecnica de Valencia. Em 2003 obteve o Diploma de Estudos Avançados em Pintura pela Facultad de Bellas Artes de la Universidad Politecnica de Valencia e, em 2005, o grau de Mestre pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

A pintora, também Mestre em pintura, realizou ainda, entre 1996 e 2020, 29 exposições individuais, e inúmeras coletivas em diferentes países da Europa e do Continente Americano.

Carlota Monjardino participou em inúmeros cursos, seminários e workshops nas áreas da Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, História da Arte e Ilustração, e está representada em várias coleções particulares e instituições públicas da Região e também de Lisboa, Porto, Ponte de Lima, Tulare, Oslip, Murcia, Valencia.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida a conhecer o trabalho da artista.

AA/GRA