Diretor Regional da Cultura visita Núcleos Museológicos da Lagoa

A convite do Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã, o Diretor Regional da Cultura, Ricardo Tavares, visitou os Núcleos Museológicos da Ribeira Chã e a igreja de São José.

Compõem os Núcleos Museológicos da Ribeira Chã, a Casa-Museu Maria dos Anjos Melo; o Núcleo Museológico da Adega; o Núcleo Museológico de Arte Sacra e Etnografia; o Núcleo Museológico da Agricultura e Quintal Etnográfico.

De momento, estes núcleos estão a ser alvo de alguns melhoramentos, que vêm na sequência do trabalho que a edilidade lagoense tem realizado em todos os espaços museológicos do concelho, melhorando-os, tanto em termos espaciais, como museograficamente, apostando simultaneamente numa melhor comunicação e divulgação dos mesmos.

Recorda a autarquia que foi através da assinatura do protocolo com a paróquia da Ribeira Chã, que a Câmara Municipal de Lagoa efetuou diversas intervenções nesses núcleos, que permitiram, a sua integração no Museu de Lagoa-Açores.

Por seu turno, a igreja de São José, um dos maiores empreendimentos realizados pelo Padre João Caetano Flores, está na iminência de ser classificada como imóvel de interesse público.

Esta igreja, aquando da sua reconstrução, foi concebida com uma arquitetura moderna, da autoria do arquiteto Eduardo Read Teixeira e apresenta um revestimento mural criado pelo pintor Tomaz Borba Vieira e o sacrário pelo escultor Álvaro Raposo de França.

AA/CML