Duas zonas balneares do Faial recebem Certificados Internacionais

As zonas balneares do Varadouro e Castelo Branco foram galardoadas na Conferência de Comemoração dos 35 Anos do Programa Bandeira Azul, que se realizou em Lisboa e na qual a Câmara Municipal da Horta marcou presença através do seu Presidente.

Na capital portuguesa, Carlos Ferreira recebeu das mãos de Nikos Petrou, Vice-Presidente da FEE – Fundação para a Educação Ambiental e do Presidente da ABAE José Archer, os Certificados Internacionais dos 5 Anos da Praia de Castelo Branco e dos 25 Anos da Praia do Varadouro.

Para o Presidente da Câmara Municipal estes galardões são “muito relevantes para a ilha do Faial, pois são o símbolo da qualidade da água, da segurança, da gestão e da educação ambiental praticada nestas nossas zonas balneares”.

À margem da cerimónia, Carlos Ferreira adiantou que o seu programa prevê a “criação de uma verdadeira rede municipal integrada de zonas balneares, que permitirá requalificar as zonas balneares existentes na ilha e identificar novas áreas com potencial para o efeito”.

O Programa Bandeira Azul é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, tendo como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

AA/CMH