EBI de Lagoa hasteia bandeira Eco-Escolas 2020/2021

A Escola Básica Integrada (EBI) de Lagoa, de forma simbólica, hasteou a Bandeira Verde, do projeto Eco-Escolas, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, da vereadora Albertina Oliveira, da Presidente da Junta de Freguesia de N. Sra. do Rosário, Lucrécia Rego, da Direção Regional do Ambiente, Rita Melo, dos coordenadores do Projeto Eco-Escolas, do Clube de Música, do Clube Eco-Trilhos da EBI, de alunos, professores e elementos do Conselho Executivo.

Na ocasião, a autarca Cristina Calisto relembrou que, o ambiente e a sua proteção, são uma das prioridades deste executivo, sendo um tema fulcral. Por outro lado, apelou a todos os presentes e mais precisamente, aos alunos, que são a geração futura, para a preservação do meio ambiente, e isso porque, “diariamente, podemos verificar que estamos a sofrer vários episódios alvo das alterações climáticas que nos afeta a todos”. Aproveitou também a ocasião para felicitar este estabelecimento de ensino por, ano após ano, conseguir esta distinção, sendo um “exemplo a seguir, por toda a comunidade escolar, em prol das boas práticas ambientais”.

De forma simbólica, o clube de música da EBI de Lagoa atuou com algumas músicas alusivas à reciclagem e sobre a importância de preservação do meio ambiente, seguindo-se do hasteamento da bandeira Eco-Escolas pela Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e pelos professores coordenadores do projeto, mais precisamente Daniel Pinto e Marisa Barbosa. Esta cerimónia culminou com a plantação de duas árvores cedidas pelos Serviços Agrários de São Miguel, uma endémica Juniperus brevifolia, ou seja, um cedro do mato, e um Cedrus libani, um cedro.

De salientar que, esta distinção do galardão das Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pretende atribuir galardões às escolas e coordenadores do programa pelo trabalho desenvolvido no ano letivo transato, encorajando ações e principalmente reconhecendo o trabalho realizado, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa internacional Eco-Escolas da “Foundation for Environmental Education”, está a ser desenvolvido desde 1996, em Portugal, pela ABAE.

AA/CML