“Educação Ambiental é um dos pilares da formação cívica dos cidadãos”, enaltece Alonso Miguel

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas sublinhou que “a educação ambiental corresponde a um dos pilares fundamentais da formação cívica de todos os cidadãos, permite uma consciência crítica relativamente a questões ambientais e um sentimento de pertença perante o património natural dos Açores, através do reconhecimento da sua importância”.

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Educação Ambiental, o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, destaca a sua ação baseada numa estratégia de promoção, sensibilização e educação ambiental direcionada a diferentes públicos-alvo.

A abordagem do Governo Regional dos Açores perante a temática da educação ambiental prevê a sensibilização do público (quer em idade escolar quer o público em geral) para a preservação dos valores naturais presentes na Região, para uma boa gestão dos resíduos e para a problemática das alterações climáticas.

Atualmente, decorrem também no arquipélago vários projetos ‘LIFE’, transversais a diferentes temáticas ambientais, que são veículos para uma importante componente pedagógica traduzida na realização de ações de educação ambiental para os mais variados públicos.

A oferta educativa, a disponibilizar em breve, pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, encontra-se organizada tendo em consideração os diferentes públicos, existindo programas específicos onde são desenvolvidas ações de educação ambiental formal e não formal.

Outra das ações a desenvolver prende-se com o Programa Vigilante da Natureza Júnior dos Açores, programa de carácter regional que visa fomentar nos mais jovens o interesse e a participação na preservação do património natural e valorizar a atividade do corpo de Vigilantes da Natureza (VN) dos Açores.

Este programa oferece um conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental que integram variadas dinâmicas, nomeadamente atividades de exterior em áreas protegidas e/ou classificadas, contemplando temáticas de monitorização, fiscalização e sensibilização diretamente relacionadas com a ação do corpo de Vigilantes da Natureza.

AA/GRA