Encontro “Passado, presente e Futuro do verbo BRINCAR” a 25 Março em Ponta Delgada

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com o IAC-Açores (Instituto de Apoio à Criança – Açores), realiza a 25 de março, no Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo, o 1ºEncontro de Direito (En)Direito, que nesta edição terá como tema o Direito de Brincar.

Esta iniciativa enquadra-se na Campanha de Promoção do Direito de Brincar, que a Câmara Municipal desenvolve em parceria com o Instituto de Apoio à Criança – Açores, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância do Brincar como atividade fundamental para o desenvolvimento da Criança, sublinhando a importância do espaço e do tempo para brincar nas vivências diárias das crianças.

A sessão de abertura tem início às 10h00, com a intervenção de João Paulo Carreira, Presidente do IAC-Açores, seguindo-se a do Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, e a do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro (a confirmar).

Segue-se a apresentação do Roteiro Lúdico pelo IAC-Açores e a assinatura do Protocolo da Campanha de Promoção do Direito a Brincar.

Pelas 10h45, terá lugar a conferência subordinada ao tema “A Urgência das Crianças Brincarem e Serem Ativas em Casa, na Escola e na Comunidade”, por Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

A conferência “Vamos Todos Ficar Bem. Reflexões Sobre a Cultura Lúdica da Infância – do Caleidoscópio ao Arco-íris” será às 11h30 e será proferida por Maria Isabel Condessa, Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores.

Segue-se um debate em torno das questões abordadas nas duas conferências.

Os trabalhos da parte da tarde têm início às 14h30 com o tema “Escolas de (e a) Brincar” – Promoção do Direito de Brincar”, por Melanie Tavares, Coordenadora da Atividade Lúdica do IAC Nacional.

Às 15h00, o tema a abordar “Reformular a Aprendizagem Motora das Crianças e Jovens Atuais”, por Ricardo Bettencourt, Diretor dos Serviços de Desporto da Ilha de São Miguel.

Às 15h45, será abordada “A Importância dos Jardins como Espaço para Brincar, Sonhar e Crescer”, por Clara Neto e Sousa, Arquiteta da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

A finalizar este encontro, mais precisamente às 16h15 será apresentado o tema “Aprender Brincando – Vivências Lúdicas em Família ao Ar Livre – Projeto Piloto no Parque Século XXI”, por Filipa Valadão, Assistente Social da IAC Açores e por Tânia Sousa, Animadora de Rua do IAC Açores.

Todos estes temas serão também seguidos de debate.

AA/CMPD