Encontro Regional de Associações de Juventude marca retoma e revitalização do associativismo juvenil dos Açores

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, enaltece a importância do Encontro Regional de Associações de Juventude, na revitalização do associativismo juvenil dos Açores e o seu papel determinante na retoma das atividades, após a pausa na sequência da pandemia de covid-19. 

Nesse sentido, o Governo Regional congratula-se, com a realização do Encontro Regional de Associações de Juventude – “InterAJ – Oficina de Capacitação das Associações Juvenis” que teve lugar, de 5 a 7 de novembro, na ilha de Santa Maria, envolvendo cerca de meia centena de dirigentes associativos, agentes ativos na área da juventude, bem como duas representações da Madeira. 

Para o Executivo Açoriano, é fundamental, para a definição das políticas públicas de juventude, a auscultação dos jovens e dos dirigentes associativos visando um melhor conhecimento das reais necessidades e especificidades de cada associação e, assim, agir em conformidade. 

A “InterAJ – Oficina de Capacitação das Associações Juvenis” é um espaço de diálogo em que os participantes têm a oportunidade de abordar os novos desafios, oportunidades e projetos que se colocam ao associativismo jovem. 

Também a promoção na troca de experiências, de contactos, de partilha de opiniões, bem como a de formação de jovens e dirigentes associativos juvenis dos Açores foram premissas do encontro. 

É ainda de realçar que na iniciativa foram abordadas temáticas relacionadas com a importância e a criação de projetos na área da educação não formal, dirigismo associativo, conceção de planos de atividades para as associações e prossecução dos seus objetivos, dinâmicas e partilha de boas práticas e participação em projetos europeus, como o Erasmus +.

AA/GRA