Espécies de São Jorge – Uma tradição secular

A doçaria da ilha de São Jorge, em geral, e do Concelho de Velas, em concreto, assume um particular relevo no contexto gastronómico regional. É nesta ilha que se destaca, as “Espécies de São Jorge”, doce tradicional com séculos de existência e muito apreciado pelos locais mas também pelos visitantes.

A sua origem remonta ao povoamento da Ilha, ocorrida no século XV, sendo, no passado, conhecidas por “bichos doces” e o seu recheio era confecionado com pão caseiro ralado.

Mais recentemente, este tradicional doce serviu de inspiração para novas receitas, mais concretamente “Palitos de Espécie com Queijo”, elaborada pelo Chef José-Maria Moreira, receita que se pode encontrar no “Livro de Receitas” lançado em 2019 pelo Município de Velas.

De salientar, neste âmbito, a Sra. Maria Vitória Baptista, da Freguesia dos Rosais, Concelho de Velas, que há mais de 35 anos se dedica à confeção de doces tradicionais da ilha, e deste em particular, tendo sido feita referência a este típico doce na última edição da Revista Municipal do Município.

Leia a reportagem completa aqui.

AA/CMV