Evento Formativo “Recuperação de Ecossistemas”

O dia 28 de junho, marcou o arranque do Evento Formativo “Recuperação de Ecossistemas”, subordinado à temática anual do Programa Bandeira Azul 2021, em formato e-learning, com recurso à plataforma ZOOM, tomando em consideração que a Assembleia Geral das Nações Unidas, declarou 2021-2030, como a Década das Nações Unidas para a Recuperação de Ecossistemas.

A iniciativa promovida pelo Município de Vila do Porto em parceria com o Parque Natural de Santa Maria, iniciou-se com a sessão de abertura realizada pela responsável do Gabinete de Ambiente do Município de Vila do Porto, a Eng.ª Ana Cristina Câmara, que efetuou uma breve contextualização do evento, referindo a importância da sua integração num dos critérios do Programa Bandeira Azul, ou seja, informação e educação ambiental.

A apresentação deste dia, centrou-se no tema “Educação Ambiental para a Conservação da Natureza”, efetuada por Carla Silva, técnica superior da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, sob a moderação da Diretora do Parque Natural de Santa Maria, Rita Gago da Câmara.

Foram assim abordados diversos conceitos relacionados com o património natural, a geodiversidade e a biodiversidade, o Geoparque Açores, a Conservação da Natureza, o processo de especiação, que origina os neoendemismos, e o conceito de paleoendemismos, a evolução da criação de áreas protegidas nos Açores, os Parques Naturais de Ilha, a Conservação da Natureza, a Educação Ambiental e a promoção e valorização, que ocorrem através da conservação das áreas protegidas, das ecotecas, dos centros ambientais e pelos percursos pedestres. Apresentou também diversos projetos LIFE que já foram implementados na região, com o propósito de conservar espécies e habitats, implicando muitas vezes, controlo de flora invasora.

Apresentou diversos programas, projetos e campanhas de educação ambiental nos Açores, bem como os recursos educativos e ferramentas de trabalho disponibilizadas pelo Governo dos Açores online. Dedicou algum tempo a apresentar com maior detalhe os programas Parque Aberto e Parque escola, referindo ainda o Programa Vigilante da Natureza Júnior.

AA/CMVP