Exercício AÇOR 21 na Ilha de São Jorge e do Faial

Está a decorrer no período de 18 a 25 de outubro de 2021, na Ilha de São Jorge e Faial, o Exercício AÇOR21, que é um exercício programado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas para exercitar e testar as forças e os respetivos comandos no âmbito regional. Para o efeito são projetadas forças oriundas das ilhas de São Miguel e Terceira, assim como do continente e da Região Autónoma da Madeira

Objetivos do Exercício Açor 21

O Exercício AÇOR 21 servirá de treino para as forças e meios das Forças Armadas atribuídos e destacados na Região Autónoma dos Açores, para aumentar a sua prontidão no cumprimento das suas missões, no âmbito da Defesa Militar e do Apoio Militar a Emergências Civis, demonstrando uma política de proximidade das Forças Armadas junto dos cidadãos. O Comando Operacional dos Açores, entidade responsável pelo processo de planeamento e conduta operacional do exercício, no âmbito da sua missão e competências legais atribuídas, está a melhorar a sua resposta no âmbito do exercício do comando e controlo de forças conjuntas e da capacidade da sua mobilidade e projeção entre as ilhas do arquipélago.

Ponto de situação Exercício Açor 21

Está em fase de conclusão a primeira fase do AÇOR 2021 (18 a 21 de outubro), cujo objetivo é testar a capacidade de mobilidade e projeção para a área do exercício e desenvolvimento de ações no âmbito da defesa militar, centradas no concelho das Velas, na ilha de São Jorge.

Até ao momento foram projetados para a área de operações:

  • Cerca de 250 militares dos três Ramos das Forças Armadas;
  • Uma Corveta da Marinha (NRP António Enes), sete viaturas do Exército, três aeronaves da Força Aérea e demais equipamentos de apoio, incluindo módulos de comunicações satélite;
  • Em reforço, uma Força de Operações Especiais de Lamego e dois Sistemas Aéreos Não-Tripulados do Comando Operacional da Madeira.

A segunda fase (21 a 23 de outubro), foi planeada e coordenada com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em simultâneo com o Exercício TOURO 21, a ocorrer nas ilhas de São Jorge e do Faial.

Está ainda previsto um Distinguished Visitors Day (DVD), no dia 24 de outubro de 2021, no porto das Velas, onde haverá uma demonstração de capacidades das forças empenhadas no exercício, iniciando-se a retração dos meios no dia 25 de outubro de 2021.

O oficial responsável pela condução do Exercício AÇOR 21 é o Comandante Operacional dos Açores, Vice-almirante António Manuel Henriques Gomes.

AA/COA