Exercício Açor21

No âmbito do Exercício Açor 21, em 21 de outubro de 2021 foram desenvolvidas operações simultâneas em duas ilhas distintas. Na ilha de São Jorge, as missões de transporte e inserção envolveram as forças Companhia de Atiradores do 1ºBatalhão de Infantaria e EH-101 da Esquadra 751, entre as Velas e Urzelina, num total de 32 pessoas transportadas.

Na ilha do Faial, foi desenvolvida uma operação, envolvendo uma Força de Operações Especiais, os dois Sistemas Aéreos Não-Tripulados e uma Equipa de Comunicações, tendo como cenário a região do Vulcão dos Capelinhos. Esta operação contou com o apoio da ANA Aeroportos (Horta), das Forças de Segurança (GNR e Polícia Marítima) e dos Bombeiros Voluntários da Horta, para apoio direto à mobilidade terrestre das forças e equipas de avaliação e controlo do exercício.

Após a operação foi realizada a segunda demonstração da capacidade de Sistemas Aéreos Não-Tripulados tendo como público-alvo as diversas entidades regionais convidadas.

Através do seguinte link e a partir o minuto 1′ poderá visualizar uma simulação criada durante a demonstração em modo livestreamming: https://youtu.be/Eix7rQdab44

AA/COA