Exposição de Pintura “Saudade”, de Martim Cymbron, na Biblioteca de Angra

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca de Angra do Heroísmo, inaugura no dia 4 fevereiro, pelas 18h00, no espaço expositivo do webcafé, a exposição de pintura “Saudade”, da autoria de Martim Cymbron, que ficará patente até 30 de abril.

Inspirado no Jardim Saudade, repleto de variedades da planta florífera scabiosa, localizado na MiratecArts Galeria Costa, na ilha do Pico, o artista micaelense construiu o projeto “Saudade por Martim Cymbron”, composto por uma série de dez obras. Pintado num fundo acrílico, a flor destaca-se num realismo trabalhado a óleo, com a preocupação da conjugação do fundo com o elemento principal, em termos cromáticos. 

No decurso da exposição, está disponível para aquisição uma coleção de dez cartões postais, relativos às pinturas originais do artista.

A exposição integrada num projeto da associação MiratecArt, estreou em 2017, no Ancoradouro, na Madalena do Pico, e já esteve patente no Museu do Pico, na Biblioteca João José da Graça, na Horta, no Atelier de Kaasfabriek, em São Jorge, no Museu das Lajes das Flores, e ainda no Museu da Graciosa.

Martim Cymbron estudou na Academia de Artes em Maasticht, na Holanda. As suas obras estão representadas em coleções privadas e em espaços públicos desde a Universidade dos Açores, na Presidência da República e no Parlamento Europeu. O artista já expôs em Nova Iorque, Mónaco, Lisboa e em várias ilhas dos Açores e venceu o Prémio World Photo Press Pintura 2010. É cofundador do projeto Arte Viva e colabora com a MiratecArts desde 2015.

A participação na inauguração decorrerá mediante inscrição prévia, através de contacto para o número de telefone 295 401 000, ou envio de e-mail para comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt (inscrições limitadas).

AA/GRA