Exposição “Ecce Homo – A devoção de um povo” na Graciosa

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através do Museu da Graciosa, promove a realização da exposição “Ecce Homo – A devoção de um povo”.

Estão expostas sete das mais emblemáticas capas que cobrem a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres em procissão, sendo seis da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres do Santuário da Esperança de Ponta Delgada e uma da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Santa Cruz da Graciosa.

A iniciativa, organizada em articulação com o Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres e com o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, insere-se nas comemorações dos 60 anos da elevação da Igreja de Nossa Senhora da Esperança a Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres, tendo estado presente na abertura o Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.

As Festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam há mais de três séculos, são a maior manifestação religiosa dos Açores, tendo o culto ganho expressão em todas as ilhas do Arquipélago e nos espaços da emigração açoriana, mobilizando anualmente milhares de fiéis.

Na ilha Graciosa, anualmente, a Festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realiza no segundo fim-de-semana de agosto, são os festejos religiosos e profanos de maior expressão da ilha.

A exposição poderá ser visitada no horário normal de funcionamento do Museu, de terça a domingo, das 10h00 às 17h00.

AA/GRA