Exposição itinerante “Memórias fotográficas do Concelho de Lagoa”

A Praça Velha, atual praça da República, em Santa Cruz da Lagoa, recebeu a exposição itinerante “Memórias Fotográficas do Concelho de Lagoa”.

No âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade, a Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa-Açores, organizou esta exposição que ficou, inicialmente, patente no átrio do Edifício dos Paços do Concelho.

De relembrar que, esta é uma mostra documental que resgata as memórias coletivas relacionadas com o concelho de Lagoa, através da exposição de 44 fotografias alusivas a paisagens costeiras e rurais, vistas de núcleos urbanos e construções, datadas entre o século XIX e XXI, permitindo fazer uma comparação entre o passado e o presente.

Esta exposição itinerante tem uma duração de nove meses, mais precisamente de abril a dezembro de 2022 e para além de percorrer as cinco freguesias lagoenses, irá descolar-se, igualmente, aos lugares de Atalhada e Remédios e a algumas cidades geminadas, nomeadamente aos Estados-Unidos da América e ao Canadá.

Nesse âmbito, após a permanência na freguesia de Santa Cruz, a mostra fotográfica irá deslocar-se para a praça de N. Sra. do Rosário, na freguesia de N. Sra. do Rosário, mais precisamente no dia 14 de junho, a partir das 18h00, seguindo para o Largo Dona Amélia, no Cabouco, no dia 11 de julho, à mesma hora.

Por seu turno, a exposição ficará patente na praça da República, em Água de Pau, no dia 11 de agosto, às 18h00 e deslocar-se-á no dia 14 de setembro, no mesmo horário, para o Adro da igreja de São José, na Ribeira Chã. Finalmente, no dia 11 de outubro, o Adro da Ermida de N. Sra. dos Remédios, no lugar dos Remédios, recebe esta mostra documental pelas 18h00, seguindo para o lugar da Atalhada, no largo fronteiro à Associação Atalhada Futebol Clube, no dia 11 de novembro, às 16h00.

AA/CML