Exposição “Soldados da Paz, no feminino!” patente na Praça do Município de Ponta Delgada até ao final de agosto

Está patente na Praça do Município, em Ponta Delgada, a exposição “Soldados da Paz, no Feminino!”, que surge no âmbito da comemoração do 142º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD).

O tema da mostra é, como o próprio nome indica, a Mulher Bombeiro. Em exposição estão 30 fotografias da autoria do jovem fotógrafo amador Mário Fragata.

Colaborador do Município de Ponta Delgada, como jardineiro, Mário Fragata é natural dos Mosteiros, mas reside nos Ginetes há vários anos e tem como grande paixão a fotografia e a Proteção Civil.

As fotografias foram tiradas no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher e visam dar a conhecer algumas das bombeiras que fazem desta a sua missão de vida: Vida Por Vida, a Bem da Humanidade.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, “as fotos aqui expostas são uma merecida e justa homenagem às mulheres que colaboram com esta Associação que, ao longo dos anos, tem sabido acompanhar as mudanças sociais e culturais, eliminar barreiras no acesso a esta atividade e integrar a diversidade”.

“Não obstante os progressos alcançados na promoção da igualdade de género, persistem ainda hoje hábitos enraizados de resistência à promoção e respeito pela não discriminação em função do género, razão pela qual cabe não só ao poder público, mas também às instituições e organizações da sociedade civil, continuar este trabalho” – acentuou.

Maria José Lemos Duarte acrescentou que “Ponta Delgada foi uma das primeiras autarquias de todo o País a celebrar um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, logo em junho de 2019, na origem do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Ponta Delgada 2020-2023”.

“Através deste documento estruturante e doutrinador assumimos, por exemplo, o compromisso de contribuir para a prevenção e correção das desvantagens das mulheres no mercado de trabalho, promovendo a sua maior participação cívica, como – é preciso que se sublinhe –  dão bom exemplo as protagonistas desta exposição” – sublinhou.

Entretanto, o Presidente da AHBVPD, João Paulo Medeiros, referiu que a exposição pretende assinalar, de uma forma diferente, os 142 anos da associação.

“Este é um mundo de permanente disponibilidade de serviço, em prol do outro, de dedicação e entrega à comunidade. Felizmente que deixou de ser uma missão exclusiva de homens, sendo que as mulheres desempenham hoje, por mérito e capacidade próprias, um lugar onde impera a igualdade, o companheirismo e sobretudo o humanismo no relacionamento com o outro, com o mais frágil”.

Ainda sobre o autor da exposição, é de salientar que este soube captar a essência do espírito de missão de algumas das mulheres Soldados da Paz da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

AA/CMPD