Exposição Um Olhar Sobre a Medalha patente até 30 de abril no Centro Cultural dos Fenais da Luz

“Um Olhar sobre a medalha – mostra da medalhística da Câmara Municipal de Ponta Delgada” é o título da exposição que está patente no Centro Cultural dos Fenais da Luz até 30 de abril.

Esta quinta-feira, na inauguração da mostra, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Sérgio Rezendes, afirmou que a mesma “retrata Ponta Delgada no tempo e dá a conhecer ao público, uma parte significativa das medalhas que fazem parte das Reservas Municipais”.

Neste sentido, adiantou que “a coleção irá percorrer várias freguesias, para mostra deste importante legado a um público maior e mais diversificado”.

Estabelecendo o paralelismo entre a Heráldica e Vexilologia, Sérgio Rezendes valorizou “as temáticas e a Arte que lhe está associada, dignificando os artistas e os notáveis que lhe estão inerentes. Se no caso da numismática, esta Arte pode remontar aos Fenícios, Gregos e Romanos, o uso da heráldica prende-se com necessidades de combate durante a Idade Média até chegar à Medalhística, já no limiar da Idade Moderna, como forma de apresentação/evocação ou lembrança, neste caso protocolar, reinventando-se até à contemporaneidade”.

A autarquia tem um total de 540 medalhas e na exposição em apreço apresenta ao público em geral 168 que datam desde 1981 até ao presente.

As medalhas, que fazem parte do espólio das Reservas Municipais, foram arrecadas nas últimas três décadas e resultam das interações institucionais e protocolares da edilidade mas também de doações.

“Um Olhar sobre a medalha” divide-se em quatro categorias (Câmara Municipal e algumas juntas, entidades, eventos e comemorações) e procura dar a conhecer um pouco da medalhística arrecadada pelas várias administrações no exercer das suas funções, em particular nas últimas três décadas.

A sua apresentação seriada em entidades com as quais o Município de Ponta Delgada ou o doador interagiram no exercício das suas funções públicas; comemorações de algumas entidades e celebrações ou acontecimentos histórico-culturais de relevo; eventos que decorreram com o apoio da Câmara Municipal na sua área geográfica; e um leque de medalhas executadas pela autarquia, às quais se associam medalhas de algumas das suas juntas de freguesia.

AA/CMPD