Faial com sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis

A ilha do Faial já dispõe do novo Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas, instalado no Mercado Municipal da Horta.

As máquinas de logística reversa destinam-se a receber embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro com capacidade máxima até 2,5 litros, sendo atribuído um prémio ao consumidor de cinco cêntimos por embalagem, que ficará em cartão e que posteriormente poderá ser levantado pelo cidadão nas lojas RIAC.

“O Município da Horta felicita o Governo Regional dos Açores pela implementação deste sistema, que irá contribuir para o aumento da recolha seletiva de resíduos de embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro”, revelou o Presidente da Câmara Municipal da Horta.

Carlos Ferreira reiterou que, para além das diversas ações de sensibilização realizadas pela autarquia, “esta é mais uma forma de consciencializar para a importância da separação e encaminhamento dos resíduos para a reciclagem e para o não abandono de resíduos no meio ambiente”.

O autarca espera que haja boa adesão da população faialense na utilização das máquinas de depósito de embalagens, “contribuindo para melhores índices de reciclagem no concelho, e para uma ilha mais limpa”.

A par a do Mercado Municipal, brevemente estará em funcionamento mais uma máquina no Faial, nomeadamente na freguesia dos Cedros. Na Região, estão instaladas 25 máquinas de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores (cuja localização pode ser consultada em https://embalagenscomvalor.ambiente.azores.gov.pt/…/das…).

Este é um projeto-piloto que representa cerca de 1 milhão de euros, financiado em 90% através do EEA Grants, no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.

AA/CMH