Faial em destaque no Azores Trail Run

A ilha do Faial foi palco do renovado Ultra Blue Island, a prova rainha da 7ª edição com a chancela do Azores Trail Run.

Um evento desportivo que, para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, “é um dos maiores da ilha e que projeta o Faial e os Açores, as suas paisagens e belezas naturais a nível nacional e, principalmente, a nível internacional”.

Contando nesta edição com mais de 800 atletas de 40 nacionalidades, Carlos Ferreira congratulou a organização pelo excelente trabalho e agradeceu às dezenas de voluntários que tornaram possível a realização desta iniciativa, pois “o sucesso das edições do Azores Trail Run muito se deve à arte de bem receber e de ajuda dos faialenses, que incentivam e apoiam os atletas no decorrer da prova, mas também que auxiliam na sua preparação. Esta é uma ilha cosmopolita, virada para o Atlântico e para o mundo, que recebe os trail runners de braços abertos”.

Para além do Azores Trail Run “projetar o Faial e os Açores para todo o mundo”, o Presidente da Câmara Municipal da Horta evidenciou ainda a importância do evento para a dinamização e incremento da economia local, que se traduz “em impactos económicos relevantes para muitos setores do concelho”.

No porto do Salão, o autarca deu o arranque da maior prova de trail runnig da Região – Whalers’ Great Route Ultra-Trail, de 118Km, – vencida pelo polaco Piotr Zubinski, em 16 horas e 57 minutos.

Nesta 7ª edição, que contou com a parceria do Município da Horta, foram realizadas 5 provas de diferentes distâncias e ainda uma destinada às crianças, mobilizando centenas de pessoas durante o fim de semana.

A próxima edição do Ultra Blue Island já tem data marcada, regressando ao Faial de 5 a 7 de maio de 2023.

AA/CMH