Faial recebe Feira Agrícola e Comercial de 20 a 22 de maio

A Câmara Municipal da Horta promove, de 20 a 22 de maio, a Feira Agrícola e Comercial do Faial, num evento que conta com a colaboração de um vasto conjunto de instituições de âmbito local e regional e com a parceria da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

Na conferência de imprensa de apresentação, realizada no Parque de Exposições da Quinta de São Lourenço, o Presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou que o certame” congregará o que de melhor se vem fazendo no setor primário, oferecendo aos faialenses e a quem nos visita eventos de natureza muito diversa”.

Para Carlos Ferreira este “é um espaço privilegiado para a criação de novas oportunidades de negócio a pequenos e médios empresários e uma montra do que de melhor somos capazes de produzir na ilha do Faial, oferecendo ainda aos agricultores, lavradores e criadores de gado, a oportunidade de divulgarem o trabalho desenvolvido ao longo do ano”.

A par da componente dos concursos, exposições, gastronomia e diversas atividades culturais e de animação, a grande novidade desta edição é a realização de fóruns temáticos.

“Para além da realização de workshops, da responsabilidade da Trybio, o Município da Horta irá promover painéis de debate sobre a fileira do leite, água, biorresíduos e zonas balneares que, na nossa perspetiva, serão uma mais-valia no sentido de fazermos um ponto de situação sobre os mesmos e, fundamentalmente, identificar alternativas para melhorarmos a situação da nossa ilha e da Região nestas diversas áreas”.

Integrado na Feira Agrícola e Comercial da Ilha do Faial irão decorrer também as comemorações do Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural. “Com esta iniciativa a Câmara Municipal da Horta pretende promover a interculturalidade, alicerçada numa visão de uma ilha mais igualitária e solidária, comprometida com o combate à pobreza, às exclusões sociais e territoriais e às discriminações raciais, numa lógica de subsidiariedade e de parceria local”.

Carlos Ferreira destacou ainda a retoma da atividade cultural no espaço da Feira, com o Município da Horta a “apostar nas coletividades locais, como as nossas filarmónicas, grupos folclóricos e de cantares, no sentido de incentivar a retomarem a sua atividade após esta fase de pandemia”, anunciando, para a noite de sábado, o concerto do artista brasileiro Marcelo Martins Martins e do DJ Márcio Paz.

AA/CMH