Faleceu o professor Jorge Amaral Borges

Faleceu na Lagoa, ilha de São Miguel, o Professor Jorge Manuel Mota Amaral Borges. Cidadão Lagoense participativo e empenhado, participou ativamente em inúmeras atividades de cariz social, politico, cultural e desportivo.

Nasceu na então Vila da Lagoa em 1928, fez os estudos primários na Lagoa e os secundários em Ponta Delgada no Liceu Antero de Quental.

Em Lisboa formou-se em Educação Física no antigo INEF, hoje Faculdade de Motricidade Humana, tendo estagiado no Liceu Gil Vicente e lecionado no Colégio Moderno. Em São Miguel lecionou no Externato “A Colmeia”, Externato do “Infante” Externato da Ribeira Grande, na antiga Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, depois Escola Secundária Domingos Rebelo, da qual foi Presidente do Conselho Diretivo.

Foi durante mais de três décadas Presidente do Asilo de Infância Desvalida da Lagoa, foi Presidente da Conferência Vicentina da Lagoa, durante vários anos, foi ainda membro fundador da Associação Sócio-Cultural “Circulo de Amigos da Lagoa”, membro fundador da Santa Casa de Santo António, vereador da Câmara Municipal da Lagoa e Membro da Comissão de Proteção de Menores concelhia, sendo igualmente sócio desde a primeira hora do Instituto Cultural Padre João José Tavares, entre muitas outras atividades.

Foi durante os anos 60/70 o organizador dos saudosos e concorridos festivais náuticos realizados na piscina da Lagoa. Em 2004, foi agraciado pela Câmara Municipal da Lagoa, com o Diploma de Mérito Municipal e em 2010 foi-lhe concedido por sua Excelência o Presidente da República o grau de Grande-Oficial da Ordem de Instrução Pública.

A toda a família apresentamos o  mais profundo pesar.

AA/ICPJJT