Feira de Ciência para assinalar Dia Nacional dos Cientistas

A Direção Regional da Ciência e Tecnologia, na tutela da Vice-Presidência do Governo assinala, a 16 de maio, o Dia Nacional dos Cientistas com a realização de uma feira de ciência ao ar livre, que terá lugar na Ribeira Grande, no Largo Hintze Ribeiro.

Esta é uma iniciativa que conta com o envolvimento dos Centros de Ciência dos Açores (RECCA), do Centro de Interpretação do Priolo e do Clube de Programação e Robótica da Escola Profissional da Ribeira Grande – Ponte Norte, os quais vão desenvolver uma série de atividades interativas ao longo do dia para as crianças do 1.º ciclo, estando prevista a participação dos alunos do 4.º ano das escolas do concelho da Ribeira Grande.

Conta-se que o evento, realizado com a colaboração da Câmara Municipal da Ribeira Grande, envolva um total de 455 participantes entre a abertura, às 10h30, e o encerramento, às 16h30.

Caso as condições meteorológicas não permitam a realização do evento ao ar livre, as atividades transitam para o pavilhão “Fernando Monteiro” no concelho da Ribeira Grande.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016, pela Resolução da Assembleia da República n.º 228/2016, com o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, assim, para o progresso e o bem-estar da sociedade.

A data escolhida para a sua comemoração – dia 16 de maio – foi escolhida em homenagem à comemoração do nascimento de José Mariano Gago e ao seu extenso legado na área da Ciência.

AA/GRA