Festival Cais Agosto adiado

A edição deste ano do Festival Cais Agosto foi adiada para 2022. A decisão foi assumida numa conferência de imprensa promovida pela Associação de Municípios do Triângulo onde marcaram presença os Presidentes de cinco dos seis municípios das ilhas do Pico, Faial e São Jorge que, de forma concertada, optaram por não realizar os festivais do próximo verão.

O adiamento agora anunciado é mais uma medida dos municípios de prevenção à propagação da pandemia da Covid-19 num quadro de saúde pública e de incerteza.

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, lamenta “profundamente” esta decisão, mas assume que as pessoas e a defesa da saúde estão em primeiro lugar: “Tínhamos tudo preparado para realizar o Cais Agosto entre 28 de julho e 2 de agosto, mas pelo segundo ano consecutivo deparamo-nos com um cenário de incerteza. Apesar da importância do Festival para a dinâmica económica de São Roque do Pico as pessoas e a sua saúde estão em primeiro lugar. Por isso, não podemos colocar em causa a saúde dos nossos munícipes, nem dos visitantes, e optámos por adiar o Cais Agosto”.

Mark Silveira admite que esta foi uma decisão “muito difícil, mas devidamente ponderada entre os membros da organização”, acrescentando que, tal como no ano passado, foi a decisão “acertada” atendendo a que o Festival promove o ajuntamento de milhares de pessoas.

AA/CMSRP