Festival Cordas abre com estreia mundial por Evandro Meneses

A MiratecArts apresenta a sexta edição do Cordas World Music Festival, mais conhecido localmente por apenas Festival Cordas, com a estreia mundial de um novo trabalho do jovem terceirense Evandro Meneses. De 14 a 19 de setembro, o concelho da Madalena, na ilha do Pico, recebe músicos, de várias ilhas e ainda mais além, a celebrar a arte dos cordofones.

SOLO9VIOLA com música original e arranjos de músicas tradicionais pelo músico Evandro Meneses tem a honra de abrir a programação do festival no Auditório da Madalena. Do original ao tradicional, passando por história da música dos Açores, numa viagem pelas suas 9 ilhas, é o objetivo deste espetáculo, destacando assim o instrumento mais único da nossa região. “Sinto-me confiante e com grande sentido de responsabilidade” expressa Evandro Meneses. “No final, estarei a representar um instrumento tão nosso, por isso é necessário demonstrar, em aproximadamente 60 minutos, toda a potencialidade da Viola. Tenho o grande objetivo de demonstrar desde o mais simples e tradicional, ao mais complexo e erudito.” 

“A minha inspiração para a composição desta obra tem sido abrangente” continua o músico. “Uma das grandes dificuldades de compor para viola a solo é tentar que a música não se sinta despida, que não seja a tradicional melodia com baixos. Tento sempre que haja uma ambiência à volta de todos os temas compostos. É claro que uma das minhas principais inspirações é Carlos Paredes, seja nos seus temas, seja na sua técnica, sinto que é uma boa referência para este tipo de projeto e obra.” 

Produtor de SOLO9VIOLA e diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, desafiou o jovem a criar este espetáculo único com o intuito de construir algo que pode muito bem representar os Açores pelo mundo. “Temos que confiar e investir nos nossos jovens artistas para levar mais além o que é de referência neste arquipélago, por isso pretendemos promover este espetáculo como um cartão postal dos Açores para o mundo” avança Terry Costa.

AA/MA