Força Aérea realiza resgate médico em alto mar nos Açores

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR), coordenou, desde as 10h24 (horas locais) do dia 11 de junho, o resgate de um tripulante masculino de 39 anos, de nacionalidade filipina, que se encontrava a bordo do navio mercante “BULK POLAND”, com bandeira de Singapura, a navegar a cerca de 241 milhas náuticas (446 quilómetros) a noroeste da Ilha Terceira.

O tripulante apresentava isquemia aguda do membro inferior direito e dor torácica, a necessitar de cuidados médicos imediatos. 

O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 18h15 (horas locais) do dia 11 de junho. O doente foi posteriormente transferido para o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, CODU-MAR, um avião C-295 e um helicóptero EH-101 da FAP e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

AA/CZMA