Formação em restaurante permite partilha de conhecimentos

Os participantes na formação dinamizada no Restaurante do Clube Naval de São Roque do Pico fazem um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido ao longo de dois dias.

Para Paulo Soares, gerente do Restaurante, a ação promovida pela Câmara Municipal de São Roque do Pico permitiu partilhar ideias e conhecimentos, que podem ter efeitos práticos no futuro: “Esta partilha de conhecimentos com o chef Miguel Silva foi uma boa oportunidade para abrir horizontes nesta área e vai ter efeitos práticos no nosso Restaurante. Ninguém sabe tudo e aproveitámos esta ação para corrigir algumas coisas, beneficiando dos conhecimentos do chef que está habituado a este tipo de atividade embora numa escala maior”.

O empresário louva a iniciativa e espera que o Município de São Roque continue atento às dificuldades da restauração, assumindo que seria interessante poder repetir este tipo de formação e, se possível, alargar a outras áreas.

A ação foi programada com o objetivo de dotar a restauração do concelho detentor da marca Capital do Turismo Rural com novos conhecimentos sobre a elaboração de ementas utilizando os produtos regionais, valorizando ao máximo esses mesmos produtos e a cozinha açoriana.

No final da formação individualizada em cada um dos espaços aderentes, o chef Miguel Silva realçou, por seu turno, a “recetividade e a motivação” da entidade empregadora e dos colaboradores do restaurante do Clube Naval para adquirir novos conhecimentos. mostrando-se convicto de que o trabalho agora desenvolvido terá resultados positivos no futuro: “Neste curto período de tempo foi possível trabalhar algumas ideias e fica uma janela aberta para continuarmos esta ligação, embora à distância. Pelo interesse demonstrado e pelos resultados obtidos acredito que este trabalho vai trazer-nos bons resultados”.

No caso concreto do Restaurante do Clube Naval, a formação contou com o contributo da Queijaria Artesanal Quinta da Chibarra, que disponibilizou um novo queijo, e, também, com o apoio da Padaria da Prainha, que produziu um pão específico para ser utilizado no jantar de encerramento da formação.

AA/CMSP