Formação sobre artes decorativas na Igreja das Manadas em São Jorge

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove, no dia 13 de novembro, pelas 15h00, a realização da formação “Artes Decorativas – Um Olhar sobre os Objetos”, que decorrerá na Igreja de Santa Bárbara, concelho de Velhas, em São Jorge, em colaboração com o Museu Francisco de Lacerda.

A formação, orientada pelo professor Filipe Pinheiro de Campos, é composta por quatro sessões, em que serão abordadas as seguintes temáticas: Cerâmica, porcelana e faiança – principais centros produtores de faiança em Portugal e europeus, a porcelana portuguesa e europeia e os principais centros, identificação de peça; Mobiliário – tipologia, nomenclatura, estilos e datação; Metais e Prataria – materiais, nomenclatura, estilos e datação e Imaginária Sacra, Atributos e Iconografia – materiais, datação e características.

Filipe Pinheiro de Campos é professor na Escola Básica e Secundária de Velas e possui um percurso académico incomum, sendo mestre em Administração Escolar e Doutor em Medicina Preventiva e Saúde Pública, além de uma pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo).

É autor de alguns livros e diversos artigos que abordam as temáticas da Genealogia e História da Família, Heráldica e Sigilografia, Paleografia e Diplomática, Arte Sacra, Artes Decorativas e Arte Cemiterial.

Os interessados deverão contactar o Museu Francisco de Lacerda através do número de telefone 295 416 323 ou pelo email museu.flacerda.info@azores.gov.pt.

AA/GRA