“Fórum Açores Bio 21” com novas iniciativas em outubro

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural promove, durante o mês de outubro, novas iniciativas em várias ilhas no âmbito do programa “Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores”.

Estas ações de sensibilização e de formação, que contam com a organização conjunta do Governo Regional e dos parceiros que representam a produção biológica na Região, a Trybio, BioAzórica e a Federação Agrícola dos Açores, pretendem, diz o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, “preparar o futuro dos Açores na existência de agroalimentos mais naturais, indo ao encontro das preocupações da humanidade”.

No entender de António Ventura, “os Açores têm um espaço geográfico que, conjuntamente, com as práticas agrícolas estão na dianteira dos novos desafios alimentares e ambientais para a sustentabilidade do planeta”.

Para o governante, “estas iniciativas visam assegurar uma nova oferta de agroalimentos de âmbito natural, para o mercado interno e para exportação, possibilitando a conquistando novos mercados”.

Assim, a primeira ação vai ter lugar a 9 de outubro pelas 20h00, com a realização de um seminário na ilha das Flores, dedicado ao tema “Multifuncionalidades da Agricultura Biológica”, em que são oradores, Raquel Vargas da Biokairós, Alfredo Sendim da Herdade do Freixo do Meio, César Medeiros, a representar “As Nossas Quintas” e Julien Floro, da Myrica Faial Permaculture.

Na ilha Terceira, entre os dias 11 e 16 de outubro, vai decorrer mais um workshop de “Iniciação à Horticultura Biológica”, a cargo de Avelino Ormonde.

A 12 de outubro, o “AçoresBio21” chega a São Jorge, com a realização de um workshop intitulado “Agroflorestas”, apresentado por Alfredo Sendim.

O programa estende-se pela ilha de São Miguel, no 16 de outubro, com o seminário sobre “Agricultura de Precisão”, que se vai realizar na Associação Agrícola de São Miguel, pelas 20h00, e em que são oradores Ricardo Braga, do Instituto Superior de Agronomia, João Serrano, da Universidade de Évora, e Sónia Nicolau, da Terraconsultores.

O final do mês de outubro será dedicado à Apicultura Biológica, e para tal a ilha do Faial recebe no dia 23, pelas 14h00, o seminário sob o tema “Apicultura Biológica – principais desafios no controlo da Varroa”.

Já as ilhas do Faial e do Pico vão acolher, nos dias 24 e 25 de outubro, respetivamente, dois ‘workshops’ subordinados ao tema “Boas práticas no controlo da Varrose”.

O mês termina com mais uma edição do “Showcooking Experimenta, É bio!”, desta feita a ter lugar na ilha da Graciosa, no dia 30 de outubro, pelas 11h00.

Aos interessados, em participar nestes eventos, as inscrições são feitas no endereço eletrónico: forumbio@azores.gov.pt, pelo contato telefónico: 292208800 ou através do site https://forumbio.azores.gov.pt/.

Os seminários podem, também, ser acompanhados online, através dos seguintes canais: o Facebook da Fórum Bio Açores, a NOS Açores canal 187 (Faial, Terceira e São Miguel), a MEO (nacional) Kanal 124432 e o Forumbioazores no YouTube.

Para informações adicionais, os interessados podem consultar o site e as redes sociais do AçoresBio21.

AA/GRA