GNR resgata cão abandonado em cisterna subterrânea de água 

O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial de São Roque do Pico, resgatou um cão do interior de uma cisterna subterrânea de água, na freguesia de Santa Luzia, no concelho de São Roque, na Ilha do Pico.

Na sequência de um alerta, os militares da Guarda dirigiram-se ao local, tendo constatado a existência de um cão no interior da cisterna, com cerca de 3 metros de profundidade e que não continha água. Foi possível constatar que o animal estaria retido nesse local há vários dias, impossibilitado de sair pelos próprios meios. Foram realizadas várias diligências para resgatar o cão, que se encontrava bastante debilitado, tendo sido entregue para recuperação no Canil Municipal de São Roque do Pico.

Foi elaborado um auto de notícia por crime de maus-tratos e abandono de animal de companhia, tendo sido remetido para o Tribunal Judicial de São Roque do Pico.

A ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, da veterinária da Associação do Município do Pico e do Canil Municipal.

A Guarda Nacional Republicana recorda que quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão.

AA/GNR-CTA